Blog do Popoca


Mais motivos para atualizar o Ubuntu para o 10.04




As novidades do novo Ubuntu podem ser vistas, além do site oficial, em diversos Blogs, bastando uma pesquisa rápida no Google.


Citando apenas algumas, temos: a atualização do kernel, identificando hardwares mais novos; a facilidade na instalação de modems 3G; o melhor funcionamento do wireless; e a disponibilização de versões novas de diversos programas, como o Thunderbird 3, nos repositórios oficiais.


Pequenos detalhes que ainda não vi comentarem, mas que ajudam muito no dia-a-dia, estão nas atualizações em programas do Gnome 2.30.0.


O navegador de arquivos Nautilus, que já possuía a visão dos marcadores na barra lateral, com as pastas favoritas e já conseguia abrir diversas abas, com pastas diferentes, agora pode dividir a tela em duas. Para quem gosta de organização e movimenta muitos arquivos entre pastas, isso é de grande ajuda.



Outra mudança boa, foi no compactador. Já era uma vantagem ter a mesma interface gráfica para qualquer compactador instalado no Ubuntu, como rar, zip, 7zip e outros. Mas sempre que precisei dividir um arquivo grande para passar e-mails, compactado em volumes, tive que recorrer à linha de comando do terminal, a tela preta tão temidas pelos iniciantes.


Como pode ser visto na imagem acima, onde já era possível digitar uma senha, agora existe a opção de dividir o arquivo compactado em pedaços menores, bastando marcar a opção e digitar o tamanho de cada parte em MB.


Outra facilidade bem vinda está na nova versão do wine1.2. Até a versão anterior do Ubuntu, o jogo GTA - San Andreas instalava mas ficava muito lento e era preciso fazer um ajuste aqui, copiar arquivo lá, um trabalhão



Dessa vez, eu instalei o wine1.2 pelo Synaptic e logo após fiz a instalação do GTA-SA, como se estivesse no Windows. Entrei no jogo e coloquei na resolução de 1440 x 900, e o jogo funcionou perfeitamente bem. Tanto em tela cheia como em janela.



O novo Ubuntu está fantástico, mas ainda poderia ficar melhor se colocassem um utilitário para personalizar o tema da tela de login e o splash. Não é todo mundo que gosta da tela roxa. Existem algumas dicas para fazer isso, mas apenas trocam a imagem do fundo e as vezes, alteram a caixa de senha, deixando a tela pior do que a original. Fico na torcida para que isso venha na versão de outubro. De qualquer forma, a inicialização está muito rápida e o splash e o login não são tão usados assim.





Escrito por popoca às 13h25
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Livro gratuito para iniciantes do Ubuntu



Desde o lançamento da nova versão (10.04) do Ubuntu, está disponível para download gratuito, o livro Ubuntu – Guia do Iniciante, de Carlos Eduardo do Val. Ótimo guia para quem está começando a usar o Ubuntu. Até quem já está mais acostumado ao sistema, pode acabar descobrindo algumas coisas interessantes, que nunca parou para experimentar. O livro tem uma linguagem fácil e é cheio de imagens, com exemplos. Mostra como baixar, instalar, personalizar e usar da melhor forma o novo Ubuntu.



"O Livro Ubuntu – Guia do Iniciante está disponível para download gratuíto em sua primeira edição e conta com oito capítulos, que tratam desde conceitos básicos para o uso do sistema, como por exemplo, como criar pastas (ideal para quem nunca usou um computador) e como instalar pacotes de codecs multimídia para reprodução de videos, músicas e DVDs, até conceitos básicos de virtualização de Desktops."


Vale a pena conferir. O livro pode ser baixado no Orgulho Geek.





Escrito por popoca às 00h15
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
Outros sites
  BOL - E-mail grátis
  Guia do Hardware - Linux Kurumin
  Divulgar blog
Votação
  Dê uma nota para meu blog